O que é o documento RNE?

o que é rne documento

Se você tem algum amigo ou conhecido estrangeiro que veio para o Brasil com o intuito de residir no país ou precisa de mais tempo do que o permitido para ficar, então, será necessário solicitar o documento de RNE. O registro de RNE/CRNM é uma Carteira de Registro Nacional Migratório, um documento destinado para estrangeiros como forma de identidade brasileira, como o RG para os brasileiros. Esse determinado certificado permite que o imigrante resida de forma temporária ou permanente no Brasil. 

O que é CRNM?

CRNM é a sigla para identificar a Carteira de Registro Nacional Migratória, como o RNE. Ambas as siglas são o mesmo certificado. No entanto, CRNM é a nova sigla utilizada para se referir a este documento. 

Quem tem direito a RNE?

Como dito anteriormente, esse determinado documento é destinado a estrangeiros que pretendem residir no Brasil e precisam de uma autorização de residência. 

Por que o RNE/CRNM é importante?

Esse documento é importante, pois será uma forma de identidade daquele determinado estrangeiro enquanto ele estiver no Brasil. Portanto, é um registro que ele precisa ter em mãos para realizar determinadas questões, como, por exemplo, abrir conta em banco, viagens dentro do território brasileiro e entre outras. Sem este documento em mãos o estrangero estará de forma ilegal no Brasil. 

Como tirar o RNE/CRNM?

O processo de emissão do RNE/CRNM é bem complicado, demanda tempo e dedicação do solicitante. Portanto, iremos descrever abaixo como é o processo de emissão do RNE/CRNM. Veja abaixo: 

Primeiro passo – O solicitante deverá acessar o site da Polícia Federal (PF). Dentro do site da PF será necessário realizar o preenchimento completo do formulário eletrônico para o pedido da emissão deste certificado. Neste formulário deve constar todos os documentos essenciais e pessoais do solicitante. Além disso, indicamos que após o preenchimento do formulário, salve em seu computador e imprima o mesmo. 

Segundo Passo – Após o preenchimento do formulário, é necessário acessar no próprio site da PF o calendário para escolher dia e hora do agendamento para atendimento presencial em um posto da PF. O processo de agendamento é bem complicado, pois são disponibilizadas poucas vagas. Portanto, é necessário que o solicitante fique atento 24 horas no sistema da PF para tentar um agendamento com mais agilidade. 

Terceiro Passo – Para realizar o processo de emissão do RNE/CRNM é necessário realizar o pagamento de uma taxa, a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União). Essa determinada taxa atualmente está no valor de  R$ 204,77 e uma taxa de R$ 168,13 para o processamento e avaliação de pedidos de Autorização de Residência. Além disso, é necessário guardar o comprovante de pagamento dessa determinada taxa, pois será utilizado no atendimento presencial na PF. 

Quarto Passo – Compareça no dia e hora agendados para atendimento presencial na PF. Neste momento é necessário ter em mãos todos os documentos essenciais para esse determinado pedido. 

O que é necessário para tirar o RNE?

Essa questão é bem complicada, pois a parte de documentações vai depender do perfil de cada solicitante. Portanto, será destinado documentos para cada tipo de solicitante. No entanto, existem documentos específicos que são pedidos em todos os casos. São: 

  • Comprovante de pagamento das taxas GRU;
  • Foto 3X4 com fundo branco e colorida;
  • Carteira de Identidade para estrangeiros do Mercosul;
  • Fotocópias de páginas do Passaporte (as mesmas devem ser autenticadas por cartório);
  • Formulário preenchido corretamente;

Dica importante: 

Se você não sabe realizar todo esse processo ou não tem tempo, indicamos que entre em contato com uma Consultoria Especializada em RNE/CRNM. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse procedimento de forma rápida e fácil. 

Quanto tempo leva para fazer o RNE?

Esse determinado prazo também depende do perfil e da situação do solicitante. No entanto, o prazo para realizar todo o processo de emissão do RNE/CRNM normalmente é de cerca de 180 dias. 

Qual a validade desse documento?

O prazo de validade do RNE/CRNM também vai de acordo com o que se encaixa no perfil daquele determinado solicitante. No entanto, essa validade pode variar de 1 a 9 anos. Essa questão será avaliada pelo órgão competente. 

 

 

 

Por Visto Online Express