O que significa RNE e CRNM?

Tirar RNE

Para realizar o processo de tirar RNE ou CRNM devemos saber primeiramente o significado dessas siglas. O RNE é a antiga nomenclatura que tem o significado de Registro Nacional de Estrangeiro. Já o CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório) possui o mesmo significado, no entanto, ele veio para substituir essa determinada sigla RNE. Portanto, em tese, o RNE não é mais utilizado por ser uma nomenclatura antiga. Mas, é bem comum você encontrar documentações falando sobre ele, pois é uma mudança nova. Sendo assim, nesse texto vamos utilizar as duas nomenclaturas para te auxiliar sobre essa mudança.

 

O que é RNE ou CRNM?

Nesse parágrafo vamos te explicar melhor o que é esse documento e qual a funcionalidade dele. Bom, o RNE ou CRNM é um documento destinado a estrangeiros que optaram por residir no Brasil. Esse documento é a forma de identificação obrigatória de cada imigrante que esteja vivendo no Brasil. Então, nesse documento irá constar as informações pessoais e dados biométricos desse determinado imigrante. Além disso, esse documento é obrigatório a sua emissão após o estrangeiro permanecer no Brasil por um determinado tempo estipulado por lei.

Como Tirar RNE ou CRNM?

Para emitir o RNE ou CRNM será necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de regularização de estrangeiro. Depois disso, você deve salvar e imprimir este mesmo formulário. O terceiro passo é verificar a disponibilidade de atendimento no posto da Polícia Federal e, assim, agendar o atendimento em um posto da PF mais perto de você. Além disso, o solicitante deverá realizar o pagamento da Taxa GRU.

Dica Importante:

Esse processo pode parecer simples, mas não se engane, ele é bem burocrático e demanda muito atenção do estrangeiro. Além disto, conseguir um agendamento com a Polícia Federal é um processo bem complicado. Portanto, nossa dica é que você consulte uma Assessoria Especializada em RNE ou CRNM. A mesma irá te direcionar em como realizar esse procedimento e marcar o seu agendamento com a Polícia Federal. 

Como renovar o RNE ou CRNM?

Este processo é necessário o comparecimento do estrangeiro no posto da Polícia Federal para solicitar Renovação do RNE ou CRNM. No entanto, para você realizar esse agendamento com o departamento de estrangeiro da PF é necessário realizar um agendamento com data e hora marcada. Para realizar esse agendamento o mesmo deve entrar no site da PF e marcar o agendamento. Esse procedimento é o mesmo para a emissão do RNE ou CRNM pela primeira vez. Desta forma, como dito anteriormente, conseguir o agendamento é a parte mais burocrática e cansativa desse processo. Você deverá ter disponibilidade em seu cotidiano para checar quando abrir um horário disponível, o que pode demorar até meses para conseguir. Então, uma Consultoria Especializada em RNE ou CRNM pode te ajudar com todo esse processo de Renovação do RNE.  

Observação: 

Lembrando que para que você consiga realizar a Renovação de RNE ou CRNM corretamente é necessário ter realizado o agendamento antes de comparecer ao posto da Polícia Federal. Além do mais, a sua renovação de RNE ou CRNM deve ser realizada 90 dias antes do vencimento do documento, para que assim você não fique ilegal no país.

Quero Meu RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)

    Seu nome (obrigatório):

    Seu e-mail (obrigatório):

    Seu Telefone com DDD (obrigatório):

    Sua mensagem:

    Quais os documentos necessários para tirar RNE ou CRNM?

    É indispensável ressaltar nesse primeiro momento que cada processo de estrangeiro que busca o Registro Nacional Migratório existe uma documentação necessária específica. No entanto, os documentos obrigatórios, independente da situação do solicitante, são:

    • 02 Fotocópias 3×4 recente, coloridas e com fundo branco (como, por exemplo, a foto do passaporte).

    • Visto Consular Brasileiro, formulário original do visto ou do D.O.U (Diário Oficial da União), no caso de permanência obtida no Brasil;

    • Formulário de solicitação preenchido;

    • Declaração de endereço eletrônico e demais meios de contato;

    Qual o valor da Taxa GRU para Tirar RNE ou CRNM?

    O valor da taxa da Policia Federal para emitir o Registro Nacional Migratório é de R$ 204,77.

    Qual a validade do RNE ou CRNM?

    A validade do RNE ou CRNM depende do caso do processo que está o estrangeiro solicitante. Deste modo, essa validade pode variar entre 1 a 9 anos. Contudo, existem muitas particularidades que serão avaliadas. Com isso, apenas os profissionais dos órgãos governamentais competentes poderão estimar este período.

    Quais os outros processos que envolvem o RNE ou CRNM?

    Existem muitos processos que envolvem o RNE ou CRNM. Sendo assim, é possível realizar muitos procedimentos de acordo com o que o estrangeiro necessita. Os processos que envolvem esse determinado documento são:  2ª via, Substituição de RNE, Erro Material (correção RNE), Recadastramento RNE, Autorização de Residência dos países Mercosul, Alteração de Assentamento, Autorização de Residência (visto temporário e permanente), Resolução de Residência Brasil e Argentina, Acordo de Residência Brasil e Uruguai, Transformação de Visto Temporário para Permanente, Reunião Familiar, Tratamento Saúde, Estudo, Liberdade Provisória e Casos Omissos.

    Se optar por uma assessoria especializada para aplicar o processo de RNE ou CRNM, fale conosco, estaremos a disposição para lhe ajudar:

    Ligue agora:

    (11) 3500-4595

    Valor da Assessoria para o AGENDAMENTO do RNE ou CRNM: