Como é a emissão da Autorização de Residência Prévia no Brasil?

Autorização de Residência Prévia no Brasil

Imagem: Divulgação

A Autorização de Residência Prévia é dirigida a estrangeiros que querem trabalhar no Brasil temporariamente. O empregador do estrangeiro deve entrar com um pedido na Coordenação Geral de Imigração do Ministério da Justiça. No entanto, nesse momento o Brasil e o mundo passa pela pandemia com o Novo Coronavírus. Sendo assim, não é todos os casos que podem ter a Autorização de Residência Prévia.

 

Quais os casos que são permitidos nesse momento?

Nesse momento só é possível quem estiver em atividade laboral ou atividades essenciais, que são trabalhos temporários que auxiliarão o país, como, por exemplo, nesse momento os enfermeiros estão tendo permissão de entrar no Brasil para ajudar na pandemia do Novo Coronavírus. No entanto, cada exigência será analisada pela Coordenação-Geral de Imigração Laboral.

Quais os documentos necessários?

Autorização de Residência Prévia no Brasil

Imagem: Embaixada do Brasil em Dublin

É possível solicitar a Residência de forma laboral via online. Veja abaixo os documentos necessários:  

 

Quem será responsável pela análise?

A Resolução Normativa dirá quem será responsável pela análise do seu caso. Pode ser o Ministério das Relações Exteriores ou Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral ou Conselho Nacional de Imigração.

 

Quanto tempo receberei a resposta da aprovação?

Bom, para receber a Residência Prévia é necessário esperar a análise Coordenação-Geral de Imigração Laboral. A Coordenação possui um prazo de cerca de 30 dias para realização da análise. Sendo assim, é necessário esperar o processo. O solicitante será informado por e-mail sobre a sua aprovação. Caso falte algo ou o preenchimento do formulário esteja errado será necessário enviar novos documentos. Sendo assim, contará mais 30 dias para a aprovação.

 

Se não for validado por outros motivos, quanto tempo posso recorrer?

Caso a análise do pedido for indeferida, o solicitante pode pedir uma reconsideração do seu caso. O solicitante terá um prazo de 10 dias para indicar o erro administrativo.

 

Como ter a Residência Prévia de forma rápida?

Fale com o nosso consultor do departamento de estrangeiros, ele te auxiliará em todo o processo. Assim, você terá sua Autorização de Residência Prévia em mãos com mais agilidade e tranquilidade. O Despachante Visto Online Express vai te ajudar a resolver essa parte burocrática e você evitará dores de cabeça! Fale conosco e tire suas dúvidas!

 

 

 

Por Visto Online Express.