Como tirar a Naturalização Brasileira em 2021?

 Como obter a Naturalização Brasileira 2021 – O procedimento para realizar a emissão da Naturalização Brasileira mudou em 2020. Além disso, por conta da pandemia que ainda estamos enfrentando, o tempo de realização e emissão desse documento está maior. O processo de emissão desse determinado documento é bem complexo e difícil. Pois, além da sua nacionalidade original, esse determinado solicitante passa a ter direito como cidadão brasileiro. 

Como obter a Naturalização Brasileira 2021

©️ [Leung Cho Pan] via Canva.com

Portanto, veja o passo a passo de emissão desse documento abaixo: 

Tipos de Naturalização:

Antes de falar como será todo esse procedimento, o solicitante deve saber qual o tipo de naturalização que se encaixa com o seu caso e qual ele irá solicitar. Sendo assim, iremos falar um pouco sobre cada uma delas.

  • Primeiramente, a Naturalização Ordinária, é concedida a estrangeiros que desejam se naturalizar no Brasil com os determinados segmentos: possui residência permanente no Brasil com no mínimo de 4 anos e que tenha aprovação em uma instituição credenciada pelo MEC (Método de Educação e Cultura) ou a aprovado pelo CELPE BRAS (Prova de Proficiência da Língua Portuguesa) de total domínio da língua portuguesa.

 

  • O segundo caso é a Naturalização Extraordinária. Essa determinada solicitação é em caso de estrangeiros que tenham residência no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos e que não possuem nenhuma condenação penal no país.   

 

  • Terceiro caso é o de Naturalização Provisória. Esse caso é destinado a um filho estrangeiro de pai ou mãe brasileiros. Por exemplo, o pai da criança é estrangeiro, mas a mãe é brasileira, um dos pais deve ser Brasileiro Nato. Além disso, a criança não pode ter mais de 10 anos para realizar essa solicitação. A criança tem a sua Naturalização Provisória transformada em definitiva quando completa 18 anos de idade. 

Como obter a Naturalização Brasileira 2021?

Para realizar esse procedimento o solicitante deve se atentar a todos os detalhes, pois é um processo bem delicado. Além disso, em 2020, o processo de solicitação da Naturalização mudou, atualmente é um procedimento feito todo de forma online. Sendo assim, o primeiro passo é acessar o site oficial do Ministério da Justiça e Segurança, procurar pelo link “Naturalizar-se”, preencher um formulário eletrônico e realizar o upload com todos os documentos necessários para realizar o seu pedido de emissão do documento.  

Dessa forma, toda a sua documentação será analisada, de forma online. Após a sua aprovação de Naturalização Brasileira, será necessário um agendamento com a Polícia Federal (PF) para atendimento. Para realizar esse agendamento, o solicitante deve acessar o site oficial da PF. 

Após a realização do agendamento, o solicitante deve comparecer pessoalmente na PF de acordo com horário e data marcados. O mesmo deve ter em mãos todos os documentos originais solicitados e realizar a coleta da biometria. 

Para finalizar, o requerente deve se atentar e acompanhar o seu processo em andamento. Além disso, durante essa etapa o solicitante poderá ser notificado a apresentar documentações complementares. Portanto, fique atento ao e-mail cadastrado.

Como saber se meu pedido foi aprovado?

Se esse pedido for aceito por esse departamento, será publicado diretamente no Diário Oficial da União. Assim que o solicitante verificar sua aprovação, deve comparecer a um posto de atendimento da PF para realizar a fixação da Naturalização Brasileiro em sua RNE-CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratória). 

  • O que pode acabar atrasando nesse momento de Pandemia é o prazo para realizar todo esse processo, já que o horário de funcionamento da PF está reduzido. 

Dica importante:

Esse processo é cheio de detalhes e é muito cauteloso. Portanto, indicamos que procure uma Assessoria Especializada nesse departamento para realizar esse processo junto com você. Com a ajuda de um Assessor, você se sentirá mais seguro para realizar esse processo burocrático. Além disso, o prazo de emissão desse documento poderá ser mais rápido. 

Quais os documentos necessários para realizar esse processo?

As documentações básicas para realizar esse processo, são:

  • CPF;
  • RNE/CRNM original e válido;
  • Passaporte válido;

Observação:

No entanto, para cada tipo de Naturalização deverá ter algumas documentações essenciais, como também para cada caso. Sendo assim, um Assessor irá te auxiliar em toda essa assistência de documentações necessárias. 

 

Por Visto Online Express