Quem pode pedir a segunda via do RNE-CRNM?

Como solicitar 2 via de RNE – Esse determinado serviço é destinado a estrangeiros que possuem a carteira de autorização de residência no Brasil válida, mas que teve o documento perdido, roubado, danificado ou até mesmo extraviado. E por essa razão, necessita realizar o pedido da segunda via do RNE-CRNM. Portanto, abaixo realizamos um passo a passo básico para realizar o pedido da segunda via deste documento.

Como pedir a segunda via do RNE-CRNM?

Como solicitar 2 via de RNE?

©️ [Leung Cho Pan] via Canva.com

O primeiro passo para realizar esse procedimento é acessar o site oficial da Polícia Federal (PF) e preencher um formulário eletrônico, conforme o serviço que se encaixa com o seu caso. Nesse determinado processo o solicitante deve ter documentos essenciais em mãos (documentos citados abaixo).

O segundo passo é realizar o agendamento direto com a PF para o determinado pedido. Após realizar o preenchimento correto do formulário, o solicitante deve acessar o calendário da PF para realizar o agendamento para atendimento.

Terceiro passo é comparecer no dia e hora marcada para atendimento na PF. Lembrando que o requerente deve se dirigir a unidade que escolheu para o seu atendimento. Além disso, é necessário ter todos os documentos essenciais em mãos.

O quarto e último passo é a retirada da 2ª via da Carteira de Registro Nacional – RNE-CRNM. O solicitante deve se dirigir até o posto onde foi realizado o seu atendimento para retirar a sua documentação.

Dica importante:

Esse processo parece simples, mas demanda muita atenção e paciência do solicitante. Portanto, nossa dica é procurar por uma Assessoria Especializada em RNE-CRNM. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento. Dessa forma,você terá seu documento de forma rápida e fácil. 

Como solicitar 2 via de RNE – Quais são as documentações essenciais?

Antes de colocar as documentações necessárias, vale lembrar que esse processo vai muito de solicitante para solicitante. Portanto, essas documentações são básicas. A PF pode julgar necessário mais documentações além dessas descritas abaixo.

  • 01 foto 3×4 (colorida, com fundo branco e recente);
  • Declaração de endereço eletrônica – como demais meios de contato;
  • Formulário eletrônico preenchido corretamente;
  • RNE-CRNM original (em caso de danificação do documento);
  • Boletim de Ocorrência Policial (caso de furto, roubo ou extravio);
  • Documento de viagem comprovando a identidade do solicitante no Brasil;
  • Comprovante de pagamento da taxa GRU;

Qual o valor para a emissão da RNE-CRNM?

Todos os solicitantes que realizarem todo o processo de emissão do documento de identidade para estrangeiro deve realizar o pagamento da taxa GRU (Guia de Recolhimento da União). O valor dessa taxa atualmente é de R$ 204,77. 

 

Por Visto Online Express