Quanto tempo demora para tirar a Naturalização Brasileira?

Naturalização Brasileira quanto tempo demora

Naturalização Brasileira quanto tempo demora? – Essa questão irá depender do perfil e do processo do solicitante, pois dependendo do perfil do solicitante haverá alguns acréscimos de tempo. No entanto, normalmente todo esse procedimento é de até 180 dia(s) corrido(s). 

Como tirar a Naturalização Brasileira?

A concessão da Naturalização Brasileira garante que o migrante tenha a sua nacionalidade original e também a brasileira. Sendo assim, para realizar todo esse processo o solicitante deve seguir alguns passos importantes. Primeiramente, o solicitante deve verificar qual o tipo de naturalização combina com o seu perfil. Os tipos de Naturalização Brasileira são: Extraordinária, Provisória, Especial e Ordinária.

Após escolher qual o tipo de naturalização que se encaixa com o seu processo é necessário realizar todo o pedido por meio do site do Ministério da Justiça e Segurança. Nesse momento, o solicitante deve ter em mãos todos os documentos essenciais para esse procedimento.

O próximo passo é aguardar, pois seu pedido será encaminhado para análise do Departamento de Migrações. Em caso de aprovação, será publicado no Diário Oficial da União. Sendo assim, fique atento ao site do Diário da União para verificar se seu procedimento foi aceito, em caso de recusa você pode verificar novamente os documentos apresentados.

Depois disso é necessário entregar a Carteira de Registro Nacional Migratório RNE-CRNM em um posto de atendimento da Polícia Federal (PF). Dessa forma, será anexado em sua RNE-CRNM a Naturalização Brasileira requerida.

Dica importante:

Se você quer realizar o pedido de Naturalização Brasileira de forma rápida e fácil, indicamos que fale com uma Consultoria Especializada em Naturalização. A mesma irá te auxiliar em todo esse passo a passo.

Tipos de Naturalização Brasileira

Confira sobre todos os tipos de Naturalização Brasileira abaixo:

  • Extraordinária: Será concedida a estrangeiros de qualquer nacionalidade, desde que estejam fixados no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos (ter moradia no Brasil). Além disso, o mesmo deve estar sem nenhuma condenação penal.

 

  • Provisória: Poderá ser concedida ao migrante criança que tenha residência em território brasileiro antes de completar 10 anos de idade. Essa naturalização deverá ser requerida por intermédio de seu representante legal. Esse tipo de naturalização se tornará definitiva, após o naturalizando atingir a maioridade, ou seja, os 18 anos de idade.

 

  • Especial: Concedida ao cônjuge ou companheiro (que estejam juntos há mais de 5 anos) de integrante do Serviço Exterior Brasileiro em atividade ou de pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior. Sendo assim, pessoas que tenham sido empregadas em missão diplomática ou em repartição consular do Brasil. O tempo de permanência deve ser por mais de 10 anos ininterruptos. Para conseguir essa naturalização os requerentes devem: não possuir condenação penal ou ser reabilitado (nos termos da lei), ter capacidade civil de acordo a lei brasileira e saber se comunicar em língua portuguesa.

 

  • Ordinária: Para conseguir esse tipo de naturalização o estrangeiro deve ter capacidade civil, residência em território nacional (no mínimo 4 anos – esse determinado prazo pode ser reduzido a um ano se o solicitante tiver filho brasileiro) ter aprovação em uma instituição credenciada pelo MEC (Método de Educação e Cultura) ou a aprovado pelo CELPE BRAS (Prova de Proficiência da Língua Portuguesa), não possuir condenação penal, haver prestado ou poder prestar serviço relevante ao Brasil, ou por sua capacidade profissional, científica ou artística.

Quais documentos necessários para emitir a Naturalização Brasileira?

Existem diversos tipos de naturalização como vimos acima. Portanto, as documentações são específicas para cada tipo de processo. No entanto, as documentações básicas em todo o processo são:

  • RNE/CRNM original e válido;
  • Passaporte válido;
  • CPF;

Observação:

Todas as documentações e certidões serão avaliadas pelas autoridades administrativas, sendo assim, esta avaliação pode levar cerca de 90 dias.

Quais os benefícios de ter a Naturalização Brasileira?

Os benefícios em se ter a Naturalização Brasileira é que o estrangeiro tem os mesmos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros. Além disso, os naturalizados podem visitar 153 países sem o visto, somente com o Passaporte Brasileiro. Além do mais, todos os naturalizados podem concorrer aos concursos públicos no Brasil.

 

Por Visto Online Express