O que significa tradução juramentada?

O que é tradução juramentada?

Imagem: Divulgação

O que é tradução juramentada? A tradução juramentada é uma tradução que deve ser feita de documentos oficiais do estrangeiro solicitante, como, por exemplo: certidão de nascimento, histórico escolar, procuração e diploma. Essa tradução deve ser realizada por uma pessoa que se considere capacitada para esse procedimento. O tradutor deve ser habilitado em um ou mais idiomas. 

Como fazer a tradução juramentada?

A tradução juramentada é necessária para estrangeiros que querem morar no Brasil e possuir sua Autorização de Residência. Esses documentos devem estar todos traduzidos para o português para ter validade no Brasil, inclusive, essa é uma exigência da Legislação Brasileira. Essa tradução é extremamente importante para que o estrangeiro tenha a documentação válida para viver no Brasil. Portanto, é necessário buscar pessoas que tenham experiência com esse assunto. 

Dica importante:

Se você está com dúvida sobre como conseguir um tradutor autorizado ou não sabe como realizar todo esse procedimento, indicamos que você procure uma Assessoria Especializada nesse departamento de estrangeiro. O mesmo irá realizar todo esse procedimento de acordo com a Legalização Brasileira. Portanto, fale conosco e tire suas dúvidas.

Como é a tradução juramentada?

A tradução juramentada possui um formato próprio, no entanto, o seu objetivo é traduzir tal documentação fielmente. Então, todos os carimbos, selos, brasões, escudos, assinaturas e marcações devem estar contidas também nessa tradução. Ao final dessa documentação estará descrito que é uma tradução do documento original.

Pode omitir algumas informações na tradução?

Algumas partes desse documento podem ser omitidas a pedido do solicitante, no entanto, o motivo dessa omissão deverá estar citado na tradução parcial. Além disso, é necessário descrever brevemente as partes omitidas do documento.

Quais são as características da tradução juramentada?

Todas as traduções juramentadas devem ter algumas regras claras. Sendo assim, algumas delas são:

  • Assinatura, nome e carimbo de quem realizou a tradução;
  • Valor pago pela tradução de acordo com a tabela do estado;
  • Identificação do tradutor no primeiro parágrafo;
  • Final da documentação informando que é uma tradução fiel do documento original;
  • Cópia da tradução;
  • Cópias dos documentos do solicitante;

Qual o valor de uma tradução juramentada?

O valor da juramentação é definido por uma tabela de emolumentos de cada estado. Além disso, esse valor poderá ser mudado dependendo do tipo de texto que será realizado a tradução. Por exemplo, diploma é considerado um texto comum, mas historico de nível superior é um texto mais técnico. 

Quanto tempo demora para fazer essa tradução?

Essa questão depende muito do número de documentações que envolvam o seu caso e como está o seu caso. No entanto, normalmente demora cerca de 7 dias úteis.

O que é a tradução juramentada com assinatura digital?

Essa tradução foi concedida através do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração vinculado à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Sendo assim, está determinado que a assinatura digital na tradução juramentada pode ser realizada eletronicamente. Os benefícios que você terá com essa determinação é que todo o seu processo será realizado por e-mail e você não terá que ir até o local e, além disso, evita qualquer tipo de fraude.

Precisa Apostilar a tradução juramentada?

A apostila é importante, pois é o certificado de legalização omitido por cartórios. Para realizar esse processo o solicitante deve levar a sua tradução até um cartório mais próximo e pedir a sua apostilação.

Como e onde fazer a tradução?

O responsável por realizar a sua tradução juramentada é um tradutor capacitado. Para contratar um tradutor para realizar esse processo é bem complicado, já que esse passo é bem burocrático e demanda muita atenção. Sendo assim, indicamos que você procure por uma Assessoria Especializada no Departamento de Estrangeiros. A mesma irá te direcionar a como realizar esse processo e estará com você em todo o passo a passo desse procedimento. Fale conosco e tire suas dúvidas!

 

 

 

Por Visto Online Express.