Quem pode solicitar a Naturalização Brasileira?

Quem pode pedir Naturalização Brasileira

Quem pode pedir Naturalização Brasileira – Existem diferentes casos de imigrantes que podem requisitar a Naturalização Brasileira. Sendo assim, vamos indicar todos os seguintes requisitos que esse determinado imigrante deve ter para solicitar esse documento, veja abaixo: 

  • Capacidade de se comunicar em língua portuguesa;
  • Não ter condenação penal ou seja reabilitado;
  • Capacidade civil, de acordo com a lei do Brasil;
  • Ter residência no Brasil por prazo indeterminado de no mínimo 4 anos;

O prazo de residência pode ser reduzido?

Sim, o prazo de 4 anos de residência poderá ser reduzido para 1 ano se o naturalizando preencher alguns requisitos obrigatórios. Sendo assim, vamos citar algum deles abaixo: 

  • Ter filho brasileiro nato ou naturalizado brasileiro;
  • Ter companheiro brasileiro (não pode estar separado legalmente na solicitação da Naturalização);
Reduzido para 2 anos, requisitos:
  • Recomendado por capacidade profissional, científica ou artística;
  • Ou prestar serviço relevante para o Brasil;

O que significa se naturalizar no Brasil?

Se naturalizar no Brasil é o ato pelo qual uma pessoa se adquire voluntariamente a nacionalidade brasileira. No entanto, essa mesma pessoa deve atender todos os requisitos estabelecidos em lei.

Como realizar o pedido de Naturalização?

A partir desse mês de Novembro de 2020, os solicitantes deverão realizar o pedido de emissão da Naturalização pelo site oficial da Polícia Federal. O requerente deverá preencher o formulário, fazer os upload dos documentos necessários e realizar o seu pedido. 

Após a aprovação da documentação pela Polícia Federal, o requerente deverá realizar um agendamento em um posto de atendimento da PF. O agendamento é um passo complicado, pois são disponibilizadas poucas vagas para atendimento, sendo assim, o requerente deve ficar atento 24 horas no site. 

O último passo, depois do agendamento com a PF, o solicitante deve comparecer no dia e hora marcada no posto de atendimento. O requerente deverá ter documentos essenciais em mãos. Portanto, nesse local o solicitante deverá realizar a coleta da biometria. Processo finalizado, o requerente deve acompanhar todo o procedimento do seu pedido.

Depois de passar pela PF o pedido foi aprovado?

Não, após todo o procedimento junto a Polícia Federal o processo será encaminhado para o Departamento de Migrações para a sua decisão final. Esse departamento pode julgar necessário outros documentos para a complementação. 

Quem pode pedir Naturalização Brasileira – Onde sairá a decisão final?

A decisão para a aprovação da Naturalização Brasileira será postada no Diário Oficial da União. Depois de ser aprovado, o solicitante deverá comparecer na mesma unidade de seu atendimento da Polícia Federal para a retirada do documento.

Uma assessoria especializada pode me ajudar?

Sim, uma Assessoria Especializada em Naturalização Brasileira poderá te auxiliar em todo esse procedimento. A assessoria irá te auxiliar na documentação necessário, agendamento com a PF e muito mais. Então, fale conosco e tire suas dúvidas!

 

Por Visto Online Express