Quem pode solicitar o RNE-CRNM?

Quem tem direito ao RNE – De acordo com o site oficial da Polícia Federal (PF), o documento de identidade de estrangeiro, RNE-CRNM, é destinado a estrangeiros que ainda não possuem uma autorização de residência no Brasil. Portanto, esse documento será uma identificação obrigatória, como, por exemplo, o RG.

Quem tem direito ao RNE

©️ [gleidiconrodrigues de pixabay] via Canva.com

No entanto, o estrangeiro só pode realizar o processo de emissão deste documento após estar no Brasil por um tempo estipulado por lei.

Como realizar a emissão do RNE – CRNM?

O processo de emissão deste documento é bem burocrático, demanda tempo e paciência do solicitante. Primeiramente, o estrangeiro deve acessar o site da Polícia Federal e preencher um formulário online para a regularização do estrangeiro no Brasil.

Após realizar o preenchimento do formulário, o solicitante deve salvar e imprimir o mesmo. O terceiro passo é realizar o pagamento da taxa GRU, a mesma deve estar paga no momento do atendimento com a PF.

O último passo é escolher a melhor data e horário para o seu atendimento na PF. Esse passo é o mais complicado, ainda mais nesse ano de 2021 que passamos por uma pandemia. São horários de atendimentos bem limitados, assim, o solicitante deve ficar atento 24 horas por dia para realizar o agendamento.

Dica importante:

Se você tem dúvidas sobre esse processo ou não tem tempo, indicamos que procure uma Assessoria Especializada em RNE-CRNM. A mesma irá te auxiliar em todo esse processo, como preenchimento do formulário eletrônico, disponibilização da taxa para pagamento e o mais importante, estará 24 horas atento a vagas no calendário da PF.

Quem tem direito ao RNE – Qual o valor da Taxa GRU?

O valor da Taxa GRU para a emissão do RNE-CRNM está em torno de R$ 204,77. Além dessa taxa, o solicitante deve pagar uma avaliação de pedidos de Autorização Residência que está em R$ 168,13. Essa taxa vem em um boleto bancário.

Quais documentos são necessários para tirar o RNE-CRNM?

O processo de emissão do RNE-CRNM envolve documentos especifico para cada tipo de solicitante. No entanto, abaixo temos uma listinha com os documentos básicos e necessários para essa solicitação.

  • Visto Consular Brasileiro (formulário original do Visto ou do D.O.U – Diário Oficial da União);
  • Formulário de solicitação preenchido corretamente;
  • 02 fotos 3×4 colorida, com fundo branco e recente;
  • Declaração de endereço eletrônico e contatos;

Qual a validade desse documento?

Essa questão irá depender do caso do processo que o determinado estrangeiro solicitará. Portanto, a validade desse documento tem uma variação de 1 a 9 anos. Sendo assim, somente profissionais dos órgãos governamentais competentes irão estimar a validade para cada caso.

 

Por Visto Online Express