Como regularizar o estrangeiro no Brasil?
Regularizar estrangeiro no Brasil – Todos os estrangeiros que pretendem viver no Brasil devem se regularizar. Sendo assim, é necessário ter uma Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) em mãos. Portanto, vamos explicar o que é o CRNM e como realizar todo o processo de solicitação do documento.
Primeiramente, esse determinado documento é utilizado quando o estrangeiro deseja se regularizar para residir ou trabalhar no Brasil. Para realizar esse processo o perfil do estrangeiro deve se encaixar em algum dos seguintes casos:
- Ter uma autorização de residência deferida – publicada no Diário Oficial da União – DOU;
- Refugiado, Apátrida ou de Asilado;
- Ter um Registro de imigrante de visto temporário;
Regularizar estrangeiro no Brasil – Como pedir o CRNM?
O processo de emissão do CRNM é bem cansativo e complexo. O primeiro passo é realizar o preenchimento do formulário eletrônico no site oficial da Polícia Federal (PF) de acordo com a modalidade pretendida. Além disso, nesse momento é necessário ter em mãos todos os documentos necessários.
Após preencher todo o formulário de solicitação, será disponibilizado ao estrangeiro realizar o agendamento em um posto da PF. O atendimento ocorrerá somente em uma unidade da PF próxima à residência do solicitante.
Depois de realizar o agendamento é hora de comparecer ao atendimento presencial no dia e horário agendados. O tempo estimado de espera para realizar o atendimento é de 30 minutos, podendo se prolongar.
Para finalizar, o solicitante deve ficar atento em seu e-mail para se certificar que o seu documento está pronto para ser retirado. Quando estiver pronto o sistema passará uma informação: “Seu documento foi confeccionado e está pronto para ser retirado”. Além disso, será disponibilizado um formulário específico para entrega do documento. No entanto, algumas unidades não exigem esse determinado agendamento para retirada, mas é preciso certificar corretamente antes do comparecimento na PF. O tempo de espera para que este documento esteja pronto é de em média 30 dias úteis.
Quais os documentos para emitir o CRNM?
Essa questão de documentos vai de acordo com o perfil do solicitante e categoria selecionada. Sendo assim, para cada estrangeiro pode ser solicitado diferentes documentos. No entanto, vamos listar os principais documentos para esse procedimento abaixo:
- Comprovante de pagamento das taxas;
- Foto 3×4 – fundo branco e foto colorida;
- Visto Brasileiro;
- Carteira de Identidade para estrangeiros do Mercosul;
- Fotocópias de páginas do Passaporte;
- Formulário preenchido;
- Visto Consular Brasileiro;
Qual o valor da taxa para o CRNM?
Todos os estrangeiros devem realizar o pagamento das taxas GRU para emissão do CRNM. o valor da taxa GRU está em R$ 204,77. Além dessa taxa, o solicitante deve pagar para o processamento e avaliação de pedidos de Autorização de Residência que está atualmente em R$ 168,13.
Dica importante:
Se precisar realizar todo esse processo, mas tem dúvidas ou não tem tempo para realizar todo o passo a passo, indicamos que entre em contato diretamente com um Consultor Especializado em CRNM. O mesmo irá te auxiliar em todo o processo de forma rápida e fácil.
Por Visto Online Express