O que significa a sigla RNE – CRNM?

Saiba como tirar a RNE

Imagem: Divulgação

Saiba como tirar o RNE – CRNM – A sigla RNE ou Identidade de Estrangeiro, significa Registro Nacional de Estrangeiro. Já a sigla CRNM significa Carteira de Registro Nacional Migratório. Além disso, CRNM é uma nova forma para nomear a sigla “RNE”. Portanto, essa é uma identificação obrigatória de cada Imigrante no Brasil para não ficar ilegal. Lá vai ter suas informações pessoais e dados biométricos do estrangeiro.

Saiba como tirar o RNE – CRNM?

Nesse artigo iremos explicar todo o passo a passo de emissão do RNE – CRNM. Sendo assim, siga as orientações abaixo:

  • Primeiro Passo: O solicitante deverá acessar o site da Polícia Federal (PF) e realizar o preenchimento do formulário para a Regularização do Estrangeiro. O formulário deve ser preenchido no sistema com os dados pessoais do solicitante. Após realizar o preenchimento é necessário salvar o código em arquivo PDF e imprimir o mesmo.  

 

  • Segundo Passo: Após todos os documentos apresentados o solicitante deverá agendar um atendimento em um posto da Polícia Federal. O solicitante deve acessar o calendário disponível no site da PF. Esse agendamento deve ser feito de forma online. Esse procedimento é bem complicado, pois a PF disponibiliza poucos horários para o atendimento. Além disso, será importante informar o código de solicitação impresso no cabeçalho do formulário no dia do atendimento.  

 

  • Terceiro Passo: Após realizar o agendamento com a PF, o solicitante deverá realizar o pagamento da Taxa. 

  • Quarto Passo: O último passo é comparecer no dia agendado com a PF com todos os documentos necessários em mãos. 

Dica importante: 

Todo o processo de obtenção do RNE – CRNM é bem cansativo, demanda tempo e paciência do solicitante. Portanto, nosso dica é que procure uma Assessoria Especializada em RNE – CRNM. A mesma irá te direcionar em todo esse processo, como ficar 24 horas focado em conseguir um agendamento com a Polícia Federal.  Então, fale conosco e tenha seu documento em mãos de forma rápida e fácil.

Quais os documentos necessários para solicitar o RNE-CRNM?

Bom, depende do tipo de solicitação que você vai usar para estar no Brasil. Então, você vai ter que solicitar o pedido de acordo com a sua situação. Porém, os documentos que são exigidos obrigatoriamente para todos são:

  • Fotocópias utilizadas nas páginas do Passaporte  que estejam autenticadas pelo Cartório ou funcionário da Polícia Federal. A Carteira de identidade (original) para estrangeiros dos países do Mercosul. 
  • Visto Consular Brasileiro e formulário original do visto. Porém, caso você tenha permanência obtida no Brasil é necessário o Diário Oficial da União (D.O.U).
  • Fotos 3×4 coloridas, é necessário ter o fundo branco na foto;
  • Recibo do pagamento da taxa GRU paga.

Saiba como tirar o RNE  – Quanto é a taxa para tirar o RNE?

A Taxa GRU é emitida pela Polícia Federal, você deve pagar R$ 204,77 para ter o seu Registro de Imigrante. Já o processamento e avaliação de pedidos de Autorização de Residência está em R$ 168,13. 

Quanto tempo demora para tirar o RNE – CRNM?

O tempo médio para a realização da emissão do RNE – CRNM é de 60 dias após o comparecimento do solicitante no Posto da PF. No entanto, vale ressaltar que o tempo de todo esse processo pode variar muito. Pois, o procedimento segue de acordo com o perfil de cada solicitante de RNE – CRNM e o posto onde esse documento foi solicitado. 

Se meu pedido for negado, o que fazer?

Caso seu pedido de RNE – CRNM seja negado é necessário recorrer esse processo de forma administrativa. Ou até mesmo ingressar um pedido judicial para obter a sua permanência no Brasil. 

Existe prazo para me legalizar no Brasil?

Sim, o prazo para você se legalizar no Brasil é curto, então cuidado para não passar o dia certo. De acordo com a LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017, você estará ilegal no país a partir de 90 dias contados do seu ingresso no território nacional.

 

Por Visto Online Express