Quais os tipos de Naturalização Brasileira?

Tipos de Naturalização BrasileiraTipos de Naturalização Brasileira – Para conseguir realizar o processo de Naturalização Brasileira o solicitante deve seguir algumas etapas necessárias. Sendo assim, o primeiro passo de todo esse segmento é destinar qual o tipo de naturalização que mais combina com o seu perfil.

Ordinária: Esse ato se dá quando o solicitante solicita voluntariamente a nacionalidade brasileira. Para realizar esse pedido o solicitante deve seguir alguns requisitos, como: residir em território nacional no mínimo de 4 anos; não possuir condenação penal; ser aprovado em uma instituição credenciada pelo Método de Educação e Cultura ou que seja aprovado pelo CELPE BRAS. Esse determinado requisito é necessário, pois o requerente deve ter uma boa comunicação em língua portuguesa e ter capacidade civil.

Extraordinária: O estrangeiro também deve adquirir essa naturalização voluntariamente. No entanto, para conseguir essa naturalização o estrangeiro deve viver no Brasil há mais de 15 anos e não ter condenação penal segundo a lei brasileira. 

Provisória: Esse documento é destinado a um grupo específico. O documento é destinado para crianças que não completaram 10 anos de idade. No entanto, o mesmo deve ter residência no Brasil. Portanto, a criança poderá ter esse documento transformado em uma Naturalização definitiva quando a criança completar 18 anos de idade.

Especial: Como o nome diz, esse segmento é destinado em casos especiais. Sendo assim, esse determinado documento é destinado a companheiros de integrante do Serviço Brasileiro que estejam em atividade. Além disso, o casal deve estar em união há cinco anos. Esse determinado companheiro deve se comunicar bem em língua portuguesa e não ter condenação penal.

Como solicitar a Naturalização Brasileira?

A solicitação desse documento é bem burocrático e complicada, sendo assim, vamos falar sobre o passo a passo desse procedimento. Todo o processo é realizado de forma online.

  • Primeiro passo: Acessar o site oficial do Ministério da Justiça e Segurança e ir até a aba de “Naturalizar-se”. Dessa forma será disponibilizado para preenchimento um formulário eletrônico. O requerente deve realizar o upload com todos os documentos essenciais e pessoais.
  • Segundo passo: Espere seu pedido e documentações serem analisadas. Após a análise e aprovação do pedido de Naturalização Brasileira, será necessário realizar um agendamento com a Polícia Federal (PF) para atendimento. O agendamento deve ser realizado de forma online no site da PF. 
  • Terceiro passo: Compareça para atendimento na PF no dia e hora marcados. O mesmo deve ter em mãos todos os documentos originais. No dia do atendimento será realizada a coleta da biometria e análise das documentações.
  • Quarto passo: Nesse passo o solicitante deve acompanhar todo o processo que ficará em andamento para confecção. Além disso, durante esse processo o solicitante deve se atentar caso tenha que apresentar documentações complementares. Assim que seu pedido for aceito será publicado no Diário Oficial da União.

Quais as documentações necessárias para emitir a Naturalização Brasileira?

Depende muito de cada pedido e processo, sendo assim, as documentações serão determinadas no decorrer desse processo. No entanto, os documentos básicos são:

  • CPF;
  • RNE/CRNM original e válido;
  • Passaporte válido;

Dica importante:

Se você precisa realizar todo esse procedimento, mas não tem tempo e paciência para realizar esse procedimento, indicamos que procure por uma Consultoria Especializada. A mesma irá te auxiliar em todo o processo de forma rápida e fácil. 

Qual a diferença de Nacionalidade e Naturalização?

A nacionalidade o cidadão só pode ter uma, pois ela se destina a cidade e país de origem daquela determinada pessoa. A naturalização é mais complexa e diferente, o cidadão pode ter várias, como, por exemplo, o estangeiro é nascido na Venezuela, dessa forma tem a naturalização da Venezuela e decidiu ter mais uma naturalização no país em que reside atualmente, como, por exemplo, o Brasil. Dessa forma, ele terá duas naturalizações.

 

Por Visto Online Express