O que é preciso para ter visto permanente no Brasil?

Existem diversos tipos e maneiras de conseguir um visto permanente para o Brasil, sendo assim, neste artigo iremos explicar um pouco sobre esse processo. Alguns dos casos onde é aceito o pedido de permanência no Brasil, são: filhos brasileiros, casamento com rasileiro ou tempo de estadia no país. Portanto, iremos explicar alguns desses processos abaixo.

visto permanente no brasil

©️ [JuniorMax_BR da Getty Images] via Canva.com

  • Casamento: Para realizar o processo de permanência no Brasil por casamento, o estrangeiro deve preencher alguns requisitos. Primeiramente, é necessário ter um documento autenticado em cartório comprovando a união (o documento deve ter sido emitido por uma autoridade brasileira). Outro requisito é comprovar que vive em união, como, por exemplo, contas bancárias conjuntas, certidão de casamento no religioso e entre outras.

 

  • Filho: Ter um filho nascido no Brasil dá direito ao pai ou mãe em ficar no território nacional. No entanto, é necessário comprovar que a criança possui dependência financeira em seu orçamento.

 

  • Investidor: Em caso de investidores que queiram permanência no Brasil devem comprovar seus investimentos em atividades produtivas no país de no mínimo R$ 500.000,00. Além disso, é necessário apresentar um plano estruturado de investimentos e financiamento para o governo brasileiro. 

 

  • Refugiados: O Brasil é um país que procura ser bem receptivo, principalmente, a refugiados. Sendo assim, se o país de origem daquela pessoa estiver passando por conflitos armados, violações de direitos ou vulnerabilidade é permitida a permanência no Brasil, desde que siga todos os requisitos legais do país.

 

  • Gestor de empresa start-up: Esse caso é um dos mais complexos. Para conseguir a permanência a empresa deve comprovar que possui pelo menos cinco anos de funcionamento em outro país. No entanto, primeiramente será concedido a ela um visto brasileiro de dois anos. Se a empresa realmente necessitar de mais tempo deverá provar para o governo brasileiro que cumpriu todos os requisitos, inclusive, o de criar no mínimo de 10 vagas de trabalho a colaboradores brasileiros.

Quais são os documentos para solicitar o visto permanente?

Esse processo dependerá do caso em que o estrangeiro está inserido. No entanto, os documentos básicos para realizar essa determinada solicitação, são: 

  • RNE-CRNM: Carteira de Identidade Estrangeira;
  • Foto 3×4 colorida (fundo branco como o do Passaporte);
  • Levar original e cópia do Visto Consular Brasileiro e o formulário preenchido da D.O.U (Diário Oficial da União);
  • Duas fotocópias das páginas usadas do Passaporte;
  • Comprovantes de pagamento das taxas que pagar em decorrência desse procedimento;

Dica importante:

Se você precisa realizar o processo de solicitação do visto permanente no Brasil e não sabe como fazer esse procedimento, indicamos que procure uma Assessoria Especializada. A mesma irá te auxiliar em todo o passo a passo desse processo. 

Qual valor da taxa para Visto Permanente no Brasil?

O valor atualmente da taxa para solicitar o Visto permanente no Brasil é de R$ 204,77. No entanto, pode haver algo longo do processo, alguns acréscimos.

Qual a validade do Visto Permanente?

Essa questão dependerá muito do caso em que o solicitante está inserido, portanto, a validade desse documento pode variar de 1 a 9 anos. 

Quais os direitos no Brasil desse estrangeiro?

Após o estrangeiro estar efetivamente com o visto de permanência no Brasil ele possui todos os direitos que um brasileiro. Portanto, terá acesso a serviços de saúde, educação, segurança, bancário, carteira de motorista e entre outros. 

 

Por Visto Online Express