O que é RNE – CRNM?

Como fazer a renovação da RNE?

Imagem: Divulgação

Como fazer a renovação da RNE – CRNM? Bom, primeiramente vamos entender um pouquinho o que significa a sigla RNE. O RNE é Registro Nacional de Estrangeiros que serve para a identificação de um estrangeiro que reside no Brasil temporariamente ou de forma permanente. O CRNM tem o mesmo significado, no entanto, é a nova sigla para identificar esse documento. 

Por que esse documento é importante?

Esse documento é muito importante para que o estrangeiro não fique ilegal no Brasil. Além disso, esse documento será pedido em diversos lugares, como, por exemplo, abrir uma conta bancária, para viagens e etc, esse documento será a identidade daquela determinada pessoa. 

Como fazer a renovação da RNE – CRNM?

A RNE – CRNM tem uma prazo limite de validade de nove anos. O processo de renovação do RNE – CRNM é realizado pessoalmente na Polícia Federal, porém é necessário que você agende uma data e um horário para a solicitação. Esse processo é bem cansativo, pois é muito difícil conseguir um agendamento disponível com a Polícia Federal. Então, o solicitante deverá se dedicar nesse processo para que não perca seus prazos. Além disso, vale ressaltar que para que o solicitante tenha seu documento em mãos deverá realizar o agendamento com a PF primeiramente.

Dica importante:

Nossa dica é para que você faça a Renovação do seu RNE – CRNM mais rapidamente e sem dores de cabeça. Sendo assim, indicamos que você procure uma Assessoria Especializada. A mesma pode te auxiliar em todo esse processo burocrático, além de realizar o agendamento com a PF para você. Fale conosco e tire suas dúvidas. 

Quando devo solicitar a Renovação do RNE – CRNM?

O solicitante deve pedir a renovação dentro de 90 dias antes do vencimento do documento, para que dê tempo de renovar e, assim, o estrangeiro não ficar ilegal no Brasil. 

Quais os documentos necessários para fazer a Renovação da RNE – CRNM?

Em geral os documentos necessários são: 

  • Fotos: é necessário ter em mãos duas fotos recentes 3×4, coloridas com o fundo branco. 
  • Se você tem a permanência obtida no Brasil é necessário levar uma cópia do Diário Oficial da União (DOU). 
  • Para nacionais do acordo Mercosul poderá ser apresentado o documento de identidade do país de origem. Documento de viagem válido (Passaporte) 
  • Apresentar pagamento das taxas requeridas. Taxa carteira de estrangeiro de primeira via R$ 204,77.
  • RNE antiga: você deve levar sua RNE original e em casos de perda ou roubo é necessário levar um protocolo acompanhada de xerox autenticada da mesma.

Onde pagar a Taxa GRU?

A Taxa GRU pode ser paga em qualquer instituição bancária, como também em casas lotéricas e agências dos Correios. Além disso, todos os estabelecimentos citados devem obedecer aos critérios estabelecidos para recebimento dessa documentação.

É necessário realizar a tradução juramentada desses documentos?

Caso os documentos apresentados pelos solicitante foram emitidos no exterior, o mesmo deverá realizar a regra de legislação e tradução dessas documentações. No entanto, se você está realizando a Renovação do RNE – CRNM esses documentos já foram traduzidos anteriormente. 

Dica importante:

Precisa traduzir seus documentos e não sabe como fazer? Fale com uma Consultoria Especializada. A mesma te auxiliará em realizar todo esse processo de tradução juramentada.

Quem emite RNE – CRNM no Brasil?

O RNE – CRNM no Brasil é concedido ao estrangeiro admitido na condição de temporário, permanente, asilado ou refugiado. Sendo assim, tornando obrigatório o registro e a sua identificação na Polícia Federal. Então, quem emitirá esse documento será a PF. No entanto, existem pessoas autorizadas a auxiliarem esses estrangeiros. Como, por exemplo, uma Assessoria Especializada no departamento de estrangeiros. Como dito acima, essa Assessoria estará totalmente capacitada e preparada para realizar a emissão do seu RNE-CRNM ou a Renovação desse mesmo documento.

No que uma Assessoria pode me ajudar?

Se você precisa realizar a Renovação da sua RNE – CRNM e não sabe como fazer ou está sem tempo, calma, uma Assessoria Especializada pode te ajudar. A mesma irá te auxiliar em todo o processo de Renovação da RNE – CRNM e, assim, você terá o documento em mãos mais facilmente. Evite dores de cabeça! Fale conosco e tire suas dúvidas!  

 

 

Por Visto Online Express