Como realizar um agendamento para ter a Autorização de Residência na Polícia Federal?

Agendamento Autorização de Residência

Imagem: Divulgação

O Agendamento de Autorização de Residência é realizado através do site oficial da Polícia Federal. Mas, para conseguir esse agendamento você deve ter paciência e ficar atento, pois é bem complicado conseguir um horário disponível. No entanto, existem alguns casos em que não é necessário realizar um agendamento para a autorização de residência. Veja abaixo se você se encaixa em algum desses casos. 

 

Quais os casos que não precisam realizar agendamento na PF?

Em São Paulo existem alguns tipos de autorizações que não são necessárias o agendamento. Como em casos de tratamento de saúde, estudo, reunião familiar, liberdade provisória cumprimento de pena e outros casos que estão previstos na Lei n° 13.445/2017. Sendo assim, para esses casos específicos o atendimento na PF será das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Além disso, existem diversos registro de autorização de residência, você deve ver qual se encaixa em seu caso.

 

Registro de Autorização de Residência, quais são?

Vamos citar abaixo os quatro registros que a Polícia Federal disponibiliza para ámbito de registro de autorização de residência. 

  • Registro de acordo com a publicação do DOU (essa autorização deve ser solicitada no Brasil);
  • Refugiado com autorização reconhecida pelo CONARE;
  • Pedido de asilo, estrangeiro deve ser reconhecido pelo governo do Brasil;
  • Registro realizado de acordo com o visto consular;

Quer saber detalhes de cada um deles? Acesse o site da Polícia Federal. 

 

Quais os documentos necessários?

Se você precisa solicitar a sua autorização de residência, mas não sabe os documentos necessários, vamos citar eles abaixo: 

  • Fotos 3×4 (o fundo deve ser branco);
  • Certidão de nascimento para menores de 18 anos;
  • Certidão de casamento para quem for casado;
  • Você deve ter alguns comprovantes para a sua capacitação financeira própria;
  • Comprovante de pagamento das taxas da solicitação;
  • Passaporte ou documento de identidade (ambos documentos devem ser válidos);
  • Apresentação de suas redes sociais, pedido realizado pela XIX da Portaria Interministerial n° 3/2018;
  • Formulário preenchido no site da Polícia Federal (você deve ter cuidado com esse preenchido, deve estar tudo correto);
  • Antecedentes criminais, as autoridades do Brasil precisam desse documento para saber se você não responde por algum processo criminal em seu país de origem ou se já respondeu nos últimos cinco anos;

 

Quais os procedimentos que são necessários realizar o agendamento?

Bom, como vimos em alguns casos não é preciso realizar o agendamento para a autorização de residência. No entanto, existem outros processos que são obrigatórios o agendamento. Como: alteração de assentamento, Naturalização Brasileira, solicitação da carteira de Registro nacional de estrangeiros (RNE/RNM), segunda via do RNE/RNM, registros de refugiado ou asilados, registo de Vistos do Visa Application, registro com o Diário Oficial da União (DOU), acordos residências, recadastramento extemporâneo (esse caso é para pessoas que possuem a Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) e não recadastrou) e erro material

 

Como devo solicitar a autorização?

Você pode entrar em contato com uma assessoria especializada no setor de estrangeiro. A Visto Online Express é uma empresa altamente qualificada para esse ajudar nesse processo. Vamos te auxiliar do início ao fim, e assim, você terá sua autorização de residência com mais rapidez, evitando qualquer dor de cabeça. Fale conosco! 

 

 

 

 

Por Visto Online Express.