Como funciona uma deportação? 

O que é deportação?

Foto Reprodução: Brazilian Times

O que é deportação? Deportação é uma medida administrativa perante a situação que o estrangeiro está no país em questão. Por exemplo, um estrangeiro ingressou de modo irregular no Brasil, então, ele está ilegal no país. Assim, o estrangeiro será notificado e terá um prazo de permanência no Brasil, que será de 60 dias. Esse prazo é dado para que a pessoa saia do Brasil ou que se regularize. Caso isso não ocorra, o estrangeiro será deportado ao seu país de origem. 

 

O que é deportação? A migração irregular pode ocorrer por qual fator? 

  •  Entrada irregular: Se você entrou de forma clandestina ao Brasil você está ilegal no país. Como isso pode acontecer? Caso você não tenha passado pelo posto de controle migratório sua entrada será clandestina. 

 

  • Estada irregular: Caso o seu visto de turista ou estudante vença e você permaneça no Brasil sem autorização de continuidade no país, você estará ilegal.

 

  • Cancelamento da autorização de residência: se sua RNE ou seu documento de residência venceu ou por algum motivo foi cancelado você está ilegal no Brasil. Você deve se atentar aos prazos de renovação. 

O que é RNE? 

A sigla RNE ou identidade de Estrangeiro, significa Registro Nacional de Estrangeiro. Todas as pessoas que pretendem viver no Brasil devem ter em mãos o RNE, ele garante a sua permanência legal no Brasil. Ele será o RG do estrangeiro, então, é importante não perder e sempre ter o documento original.  

Lembra-se: fique atendo ao prazo de vencimento do seu RNE, amparo e registro para que você não fique ilegal no Brasil. 

 

O que é deportação? Quem pode realizar o processo de deportação?

Órgão responsável pelo ato é a Polícia Federal.

Qual a diferença entre deportação e expulsão?

Bom, deportação se trata de um ato administrativo, onde é pedido para que a pessoa se regularize no Brasil ou que se retire dele, pois está de forma ilegal no país. O ato de deportar ocorre quando passa o prazo dado pela Policia Federal e a pessoa ainda não tomou nenhuma medida e continua ilegal, então, ela será retirada do Brasil, ou seja, deportada, a mando da PF. Já expulsão é uma medida penal, caso o estrangeiro cometa algum crime no país em questão e é expulso, mesmo ele estando legal e com todos os seus documentos em dia, ele é expulso por um ato penal.

 

Como fazer meu RNE de maneira fácil e segura? 

Procurar uma assessoria de RNE é uma dica importante. Pois, você conseguirá sua RNE com mais agilidade e minimizando a possibilidade de uma dor de cabeça. Por essa razão, indicamos que você procure uma assessoria especializada no assunto. A Visto Online Express está pronta para te atender. Nossos profissionais possuem 10 anos de experiência na área e podem te ajudar em todo esse processo com facilidade. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

 

 

 

Por Visto Online Express