Onde devo Renovar meu RNE – CRNM?

Onde renovar o RNE

Imagem: Divulgação

Antes de começar o artigo sobre onde Renovar o RNE – CRNM, vamos explicar como esse procedimento deve ser realizado. A Renovação do RNE – CRNM deve ser realizada pessoalmente junto ao posto de atendimento da Polícia Federal. Para que o solicitante realize o atendimento com a PF é necessário que o mesmo agende uma data e horário para ir até o local de Renovação. Além disso, para realizar o atendimento de forma correta o solicitante deverá comparecer no posto da PF com todos os documentos solicitados em mãos. 

O que é solicitado para realizar a Renovação do RNE – CRNM?

Nesse processo é importante ressaltar que cada caso será analisado e, assim, os documentos podem variar. No entanto, os principais documentos para realizar a Renovação do RNE – CRNM, são: 

  • Documento do RNE – CRNM anterior: O solicitante de Renovação deve estar com o seu RNE – CRNM antigo em mãos (deve ser o RNE – CRNM original). Em casos de furto ou perda desse determinado documento o solicitante deverá comprovar essa situação com um boletim de ocorrência. 

 

  • Fotos recentes: Para renovar esse documento o solicitante deverá ter em mãos duas fotos recentes. As fotos devem ter o fundo branco (como foto de Passaporte), coloridas e no tamanho de 3×4. 

 

  • DOU – Diário Oficial da União: Esse pedido é para estrangeiros que conseguiram a permanência obtida no Brasil. Como, por exemplo, obteve uma Autorização de Residência, cujo deferimento está publicado no Diário Oficial da União.

 

  • Passaporte do Mercosul: Para estrangeiros que fazem parte do acordo Mercosul será necessário ter em mãos o documento de identidade do país de origem, esse documento pode ser um documento de viagem – como o Passaporte. Esse documento deve estar válido. 

 

  • Comprovante de pagamento da Taxa: Para realizar essa renovação o solicitante deve pagar uma taxa. O solicitante deverá levar o comprovante de pagamento da taxa para realizar o atendimento.

Dica importante:

Se você tem dúvidas de como realizar esse procedimento ou não tem tempo para realizar o agendamento, indicamos que procure uma Consultoria Especializada em RNE – CRNM. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento, como também, ficar atenta a disponibilidade de agendamento.

Qual o valor da taxa para Renovar o RNE – CRNM?

Para realizar a Renovação do RNE – CRNM, o solicitante pagará a mesma taxa de quando foi emitido o documento. O valor para realizar a Emissão do RNE – CRNM é de R$ 204,77. Essa taxa pode ser paga em agências bancárias e casas lotéricas. 

Quando devo Renovar o RNE- CRNM?

De acordo com o site oficial da Polícia Federal, o processo de Renovação do RNE – CRNM deverá ser iniciado a partir de 3 meses antes do vencimento desse determinado documento. Então, fique atento ao prazo de validade do seu documento, pois se não for realizada a renovação o estrangeiro ficará ilegal no Brasil.

Quanto tempo demora para ficar ilegal no Brasil?

O prazo determinado pela PF para realizar a Renovação do RNE – CRNM é de aproximadamente 90 dias antes do prazo de validade do documento. Depois que esse período for ultrapassado o estrangeiro estará ilegal no Brasil e dessa forma será gerado uma multa para o mesmo ou a perda da sua permanência no país. 

O que significa a sigla CRNM?

Em todo momento do artigo utilizamos essa sigla, mas esse fator tem uma explicação bem simples. A sigla RNE mudou desde 2017 para CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório. No entanto, muitas pessoas ainda não se acostumaram com essa nova sigla. A sigla mudou junto com o Decreto nº 9.199 de 20 de Novembro de 2017, que regulamenta a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, que institui a Lei de Migração.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com o nosso Consultor Especializado!

 

Por Visto Online Express.