Para que serve o RNE – O que é o RNE-CRNM?

Para que serve o RNE – Esse determinado documento é a chave para que um estrangeiro permaneça legal no Brasil. O RNE-CRNM é uma Carteira de Identidade para Estrangeiro, sendo assim, é o principal documento para residir legalmente no Brasil. Esse documento tem o objetivo de identificar a condição de residência do solicitante e o prazo de sua estada, é como se fosse o RG para os brasileiros. Portanto, nesse documento contará as informações pessoais e os dados biométricos do requerente.

Para que serve o RNE

©️ [Denisfilm de Getty Images Pro] via Canva.com

Além disso, a Carteira de Estrangeiro é concedida pela Polícia Federal (PF). 

Quais condições são concedidas?

Essa questão deve ser respondida através de uma análise sobre a pretensão do estrangeiro em residir no Brasil, sendo assim, pode ser destinado ao mesmo a condição temporária, permanente, asilado ou refugiado. 

Quem pode tirar o RNE-CRNM?

Todos os estrangeiros que pretendem ficar no Brasil, por um tempo maior que o limite permitido, necessitam realizar o processo de obtenção do RNE-CRNM. Sendo assim, todos os estrangeiros que querem residir no Brasil podem realizar o processo de solicitação do RNE-CRNM, desde que se encaixem em um dos pré-requisitos estipulados por lei.

Como tirar o RNE-CRNM?

Realizar o processo de emissão do RNE-CRNM é bem complexo e difícil. No entanto, nesse parágrafo iremos te auxiliar com algumas dicas de como realizar esse processo. 

  • Primeiramente, é necessário acessar o site oficial da Polícia Federal e preencher corretamente todas as informações contidas em um formulário eletrônico de regularização de estrangeiro.  Esse formulário deve ser salvo e impresso, pois será utilizado em seu atendimento com a PF. 

 

  • No segundo passo será necessário que o solicitante imprima a Taxa Gru para pagamento.

 

  • Não é necessário a compensação do pagamento da Taxa Gru para o solicitante acessar o site da PF novamente e verificar o melhor dia e horário para atendimento. Esse processo é um dos mais difíceis, pois são disponibilizadas poucas vagas para o atendimento. Sendo assim, o solicitante deve ficar atento no site.

 

  • O último passo é comparecer no dia e hora marcada para atendimento com todos os documentos essenciais em mãos. 

Dica importante:

O processo de emissão do RNE-CRNM é bem burocrático, principalmente na parte de agendar um atendimento. Portanto, indicamos que procure uma Assessoria Especializada em RNE-CRNM. A mesma irá te auxiliar em cada passo desse processo, como preenchimento do formulário eletrônico, documentos essenciais para o atendimento e ficará 24 horas atenta no calendário da PF para marcar seu atendimento. 

Para que serve o RNE – Quando devo solicitar o RNE-CRNM?

O estrangeiro que está no Brasil deve se regularizar dentro do prazo estipulado pelo setor de imigração, pois se passado esse determinado prazo ele estará ilegal. 

O que é necessário para tirar o RNE-CRNM?

Primeiramente devemos nos atentar que cada processo de emissão da Carteira de Estrangeiro no Brasil passa por diversidades, sendo assim, cada perfil de um estrangeiro exigirá documentos diferentes. No entanto, iremos colocar abaixo os documentos essenciais para realizar esse processo:

  • Formulário de solicitação preenchido corretamente;
  • 02 Fotocópias 3×4 coloridas, recentes e com fundo branco (exemplo: foto do passaporte);
  • Declaração de endereço eletrônico, como também outros meios para contato;
  • Visto Consular Brasileiro, formulário original do visto ou do D.O.U (Diário Oficial da União) – para quem possui a permanência obtida no Brasil;
  • Comprovante de pagamento da taxa Gru;

Qual o valor da Taxa GRU?

O valor da taxa GRU para realizar a emissão da Carteira de Identidade de Estrangeiro no Brasil está atualmente em R$ 204,77. Além disso, o solicitante deve pagar também uma taxa de R$ 168,13  para o processamento e avaliação de pedidos de Autorização de Residência.

 

Por Visto Online Express