Quanto tempo demora para tirar o RNE – CRNM?

Quanto tempo demora para tirar a RNE

Imagem: Divulgação

De acordo com a Polícia Federal, o tempo que demora para tirar o RNE – CRNM depende muito do perfil do solicitante, do posto em que foi solicitado o documento e outros fatores que podem agravar esse período de espera. No entanto, a média para retirar o RNE – CRNM é de 30 dias após o comparecimento no posto da Polícia Federal para atendimento.

Como fazer o agendamento com a Polícia Federal?

Para realizar o agendamento com a PF o solicitante deve ter passado por alguns processos antes, e assim, ter em mãos um protocolo de atendimento. Esse processo de marcar um dia e horário para atendimento na PF é realizado via online. O solicitante deve ficar bem atento, pois as vagas são bem limitadas.

Dica importante:

Esse processo de agendamento com a PF é bem demorado e desgastante. O solicitante deve estar atento 24 horas por dia para que quando abrir uma vaga consiga realizar o seu agendamento. Por essa razão, indicamos que o mesmo procure uma Consultoria Especializada em RNE – CRNM. A mesma irá realizar todo esse processo junto com você e se dedicará em conseguir um agendamento com mais rapidez.

Qual o prazo para ficar ilegal no Brasil?

Todos devem ficar bem espertos com essa questão. O prazo máximo de estadia para viagens de turismo ou negócios é de 90 dias. No entanto, você terá um prazo de prorrogação de mais 90 dias, ou seja, 180 dias por ano. De acordo com a LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017.

O que é necessário para tirar o RNE – CRNM?

É necessário ter diversos documentos em mãos, como, por exemplo: 

  1. Você precisa tirar duas fotos 3×4 coloridas (com o fundo branco, igual foto de passaporte);
  2. O pedido de Visto Consular Brasileiro e formulário original do visto;
  3. Xerox das folhas usadas do Passaporte (elas devem ser autenticadas pelo Cartório ou funcionário da Polícia Federal);
  4. Recibo do pagamento da taxa GRU (Guia de Recolhimento da União);
  5. O formulário da Polícia Federal preenchido.

Qual o valor da taxa GRU?

O pagamento da taxa é obrigatório. A taxa  da carteira de estrangeiro é R$ 204,77 a primeira via. Entretanto, para o estabelecimento de registro de estrangeiros, a taxa fica por volta de R$ 106,45.

Como faço para renovar meu RNE – CRNM?

O procedimento para realizar a Renovação do RNE – CRNM é bem complicado, pois o solicitante também deverá agendar o atendimento no site da Polícia Federal. Lembrando que o RNE – CRNM tem a validade de nove anos e se não for renovado o estrangeiro ficará ilegal no Brasil. 

Vale ressaltar que para realizar a Emissão ou Renovação do RNE – CRNM o solicitante deverá agendar o atendimento antes de ir ao posto da Polícia Federal. O agendamento deve ser marcado no posto mais próximo da residência do solicitante.

Para que serve o RNE – CRNM?

Se você ainda não tem RNE – CRNM e tem dúvidas sobre a importância do documento vamos explicar um pouco sobre ele. O RNE – CRNM é uma carteira de identidade para estrangeiros. Esse é o principal documento que o estrangeiro residente terá no Brasil. Ele é como o RG para os brasileiros, o estrangeiro necessitará ter ele em mãos para tudo. Além disso, ele identifica a condição do estrangeiro no Brasil ( temporária ou permanente), como também o prazo de estadia do mesmo no país. 

Quem pode tirar o RNE – CRNM?

O RNE – CRNM é destinado a estrangeiros que possue condição de permanente, temporário ou asilado no Brasil, e assim, tem a obrigatoriedade de se registrar na Polícia Federal. O RNE – CRNM é obrigatório para esse determinado estrangeiro e seus familiares dependentes. Sendo assim, esse documento é de extrema importância para todos estrangeiros que querem morar no Brasil. 

 

 

 

Por Visto Online Express